
Fui diagnosticada com endometriose, na verdade, com endometrioma de parede abdominal.
O doutor me informou que eu teria realmente que fazer um procedimento cirúrgico devido o tamanho do nódulo, conforme a médica da dor havia informado.
Mas, quem tem endometriose precisa mesmo de cirurgia?
Cada caso é um caso, somente o médico pode avaliar e dar um diagnóstico.
Por consequência, naquela altura do campeonato, após mais de 2 anos investigando o que poderia ser, o nódulo evoluíra e não tinha tratamento para o nível que estava.
Antes de agendarmos a tal cirurgia, fui alertada pelo próprio ginecologista de que tinha o risco de voltar, mas como o nódulo estava muito grande e minha dor insuportável, não teríamos outra saída.
No dia da cirurgia retirei alguns nódulos, um com 5 cm e outros menores, correu tudo otimamente bem na minha recuperação. Por indicação do meu ginecologista, procurei uma nutricionista especialista em endometriose.

Qual a relação entre a nutricionista e a endometriose?
Na verdade, é bem simples, a maioria dos nutricionistas e assuntos relacionados a alimentação falam sobre o consumo de alimentos menos inflamatórios e antioxidantes.
Porém, o nutricionista especializado em endometriose sabe exatamente os desconfortos gerados no organismo devido à alimentação em consequentemente a endometriose.
Iniciei uma alimentação com menos açúcar, aprendi a tomar café puro, no começo foi bem difícil.
Diminui o consumo de carne, aumentei o consumo de frutos vermelhas e de casca escura assim como vegetais de cor mais escura.
Comecei a praticar atividade física, aprendi a gostar de academia e musculação, com intuito de fazer bem para o meu corpo e para a mente e acredite para quem tem endometriose também é importante a atividade física.
As dores retornaram!
Coloquei o DIU após 1 ano de cirurgia, antes disso fiquei usando o anticoncepcional, agora há quase 2 anos da cirurgia voltei a sentir dores e descobri que estou com endometrioma de parede abdominal novamente.
Mesmo seguindo uma alimentação correta, dentro do possível, afinal ninguém é de ferro, praticando atividade física, mas eu já tinha conhecimento que poderia acontecer.
Com meu ginecologista e nutrólogo decidimos iniciar um tratamento com gestrinona, vejamos se controla as minhas dores que de tão forte irradiam para as costas.
Compartilharei por aqui como será o uso, ainda faltam alguns dias, mas trarei minha experiência na real.

Me chamo Edina, sou esposa, sou mãe, apaixonada por café, curto assistir filmes e séries. Das coisas que não faço com frequência, mas amo é estar com os amigos, dar boas risadas. Sou formada em Gestão Comercial, já fui gerente em uma joalheria, sou uma pessoa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que fiz uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina diária, incluindo treinos e uma alimentação mais saudável. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.
Edina Reis
[…] você acompanha os artigos postados por aqui, já deve ter visto que já fiz uma cirurgia de endometrioma de parede abdominal e estou com outro nódulo atualmente. Após a cirurgia passei a praticar atividade física, por […]