Publicado em Deixe um comentário

A criação perfeita!

Um dia eu ouvi da minha professora de biologia que o corpo humano é a “máquina” mais perfeita que existe. Eu sabia o motivo da fala dela, pois era o conteúdo da aula. O que me faltava era noção da grandeza daquelas palavras e toda a fala dela era baseada em questões científicas, para ela nada de criação divina.

Concordo com ela que o corpo humano é de fato uma máquina e os órgãos são engrenagens que a fazem funcionar, se uma peça para de funcionar desanda em algum ponto o bom funcionamento da máquina. Nosso corpo funciona de forma sincronizada e inteligente, é de fato impressionante.

Surpreendentemente nosso corpo age sempre por instinto de sobrevivência, armazenamos gordura corporal como fonte de energia e por vezes inconscientemente nos acomodamos na zona de conforto por conta dessa mesma energia.

Existem estudos que dizem que somos programados para sermos preguiçosos, ou seja, essa é uma boa explicação para a dificuldade que a maioria das pessoas tem em manter uma rotina de treinos. O nosso corpo visa a economia de energia, portanto queimar menos caloria.

Desse modo é preciso muito foco e compromisso com a saúde para mostrar ao seu corpo que às vezes é preciso se desafiar e sair da zona de conforto. Porém, uma vez que você fure o seu corpo trará várias desculpas inconscientes para que você não gaste energia.

Sobre as engrenagens

Os órgãos funcionam como uma engrenagem que deve estar em movimento. Cada um desempenha funções específicas indispensáveis para o bem-estar, por isso é tão importante a manutenção.

Ocorre que cada um dos órgãos é responsável por uma respectiva função que, em contrapartida, é essencial para o funcionamento do corpo humano. Caso algum funcionamento apresente falha terá reflexo no dia a dia, essas falhas podem ser sentidas fisicamente ou percebidas por meio de exames médicos.

Em algum momento, você já fez algum tratamento com medicações mais fortes e o médico receitou juntamente remédio para proteger o estomago ou o fígado?

Um tratamento quando iniciado, ainda que seja simples, precisa ser avaliado com atenção, por conta da ação que pode atacar não somente o problema, mas também sobrecarregar outros órgãos que terão algum contato.

Em situações mais criticas, a falta de avaliação e cuidado pode levar a cenários bem problemáticos, por vezes, sem chance de volta. Eu já presenciei um caso em que a paciente estava em tratamento, o problema em questão foi resolvido, mas o efeito colateral do tratamento foi um fiasco e a levou a óbito.

Daí a importância do acompanhamento de um profissional e dos exames em dia, pois somente o profissional poderá efetuar a análise de exames e indicar o caminho a seguir.

O corpo humano é a “máquina” mais perfeita que existe, posso dizer que concordo com a minha professora. Principalmente por conta dos profissionais que me acompanham, com um atendimento super humanizado e sobretudo com explicações muito claras e didáticas que me fazem entender o funcionamento do meu corpo.

Casada, mãe, apaixonada por café, gosto de assistir filmes e séries. Formada em Gestão Comercial, já fui gerente de uma joalheria, como uma boa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que passei por uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina da alimentação e treino. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.

Edina Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *