Há anos tenho queda do cabelo, não sei nem se poderia considerar queda, porque sempre tive fios soltando do couro cabeludo, mas tudo dentro da normalidade. Inclusive já li que é normal os cabelos caírem.
Mas no último mês está fora do normal, eu posso dizer que assustador, essa é a verdade. Cheguei a ficar com medo de ficar careca de tanto que meu cabelo está caindo. A cada lavagem um super tufo de belo, que chega a preencher a minha mão, agora de fato estou com queda de cabelo.
Você sabe como é lavar o cabelo e sentir um tufo de cabelo saindo na sua mão? Já passou por essa experiência?
Olhar para o porcelanato de casa que é clarinho e se deparar com cabelo e mais cabelo, onde olho vejo cabelo e quando não vejo os sinto, não tá fácil.
O cabelo molda o rosto!
O cabelo molda o rosto, é parte da identidade, e nessa queda eu já me imagino ficando careca, eu sei que parece exagero, mas não é. Meu cabelo sempre foi volumoso e agora está bem ralinho, e isso aconteceu em algumas semanas, na verdade, acredito que já tem uns 2 meses.
Já procurei um profissional e estou tratando com manipulados para cessar a queda e voltar a crescer, a frente do cabelo está ficando calva de tão ralinho, vejamos em quanto tempo as coisas normalizam.
Não sei nem descrever a sensação desesperadora de ver tanto cabelo caindo e pensar o que será que está acontecendo com o meu organismo?
Alimentação
Tem algo errado, não é possível, teve um período, logo que comecei a seguir o protocolo de alimentação e atividade física, tive um probleminha de queda. Mas foi devido ao emagrecimento(foi o que a nutricionista e o nutrólogo explicaram na época).
O organismo faz uma espécie de dígamos que um filtro de prioridades, e envia os nutrientes para os pontos de prioridade e o cabelo e as unhas estão lá em baixo nessa filtragem. Como é inteligente o corpo humano, não é mesmo?!?
É óbvio que tudo o que comemos reflete na nossa saúde e bem-estar, porém quando nos alimentamos não pensamos nos benefícios isoladamente. Mas o nosso organismo faz este trabalho de distribuição; por isso, é importante uma dieta rica em nutrientes e comer de forma mais saudável.
Me alimento bem, às vezes saio da linha, mas nada que reflita de forma tão abrupta a minha absorção. Então isso contribui para o meu “desespero” quanto ao tema queda de cabelo, mas o que eu não sabia era que um certo vírus, além de me derrubar, me traria efeitos colaterais.
Tive dengue no início de abril, cheguei até a ficar internada, depois disso já refiz os meus exames e estava tudo normal. O que não explica a queda de cabelo, mas para minha surpresa o pós-dengue pode trazer esse colateral.
Li um artigo sobre o tema e conversei com meu nutrólogo que confirmou, sim, a queda de cabelo absurda parece ser resposta do meu organismo pós-dengue.
Assumir os fios brancos.
Espero que não perdure, e que o tratamento faça efeito quanto antes, essa sensação é péssima.
Sem falar dos vários fios de cabelo branco que estão surgindo, parece até aquelas ervas daninhas que brota aos montes. Eu querendo pintar, não para esconder, mas ainda não quero assumir os brancos, quem sabe quando estiverem crescendo por igual.
Acho um charme e super estiloso quem adota a cabeleira branca, porém exige mais cuidados, no meu caso ainda estão em construção, tenho um tempo ainda, até que eles tomem conta da minha cabeça.
Hoje eles são apenas toquinhos, ainda não são fios longos como o restante do cabelo, dessa forma fica parecendo desleixo, aí não rola. Quem sabe em breve.
Já reparou no quanto muda o rosto quando mudamos o cabelo, seja o corte, a cor e o mesmo vale para os homens que tem barba, cavanhaque e por aí vai. Dependendo parece até outra pessoa, totalmente diferente, definitivamente nosso cabelo molda o nosso rosto.
Me chamo Edina, sou esposa, sou mãe, apaixonada por café, curto assistir filmes e séries. Das coisas que não faço com frequência, mas amo é estar com os amigos, dar boas risadas. Sou formada em Gestão Comercial, já fui gerente em uma joalheria, sou uma pessoa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que fiz uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina diária, incluindo treinos e uma alimentação mais saudável. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.
Edina Reis