Publicado em Deixe um comentário

As aleatoriedades da vida adulta.

Num churrasco entre amigos percebi as aleatoriedades que a vida adulta apresenta. Talvez eu já tenha percebido antes, mas foi neste dia que olhei de forma diferente e quando mudamos o olhar parece ser diferente.

Um assunto se conecta noutro numa fração de segundos e numa única noite passamos por assuntos diversos, desde o passado até planos do futuro.

Nós mulheres falamos sobre os cuidados e rotina de saúde, trocamos dicas de produtos para a pele, alimentação, treinos, filhos. Contamos do quanto eles evoluíram e dos planos.

Os rapazes falam sobre futebol, finanças e também não fogem das lembranças de tempos passados. Ah! Eles também falam sobre alimentação, treinos, entre outras coisas.

As crianças brincam de bola, de dinossauro, de correr, interrompem as nossas conversas com suas curiosidades infinitas.

E assim a noite cai e nem percebemos o quão rápido foi, assim é a vida e o tempo, passa tão depressa que quando nos damos conta já foi. Percebe o quanto podemos ser aleatórios e emendar um assunto no outro sem a menor dificuldade.

Claro que isso ocorre com pessoas as quais temos o mínimo de afinidade e liberdade para abordar temas diversos, sem que isso cause divergências, ou seja, são abordagens sadias e que opiniões diferentes são respeitadas.

Por isso, a importância das relações, das amizades e da comunicação, esses encontros acessam um local importante em nosso processo hormonal que nos traz um bem-estar impressionante.

Já reparou no como se sente bem ao encontrar amigos queridos, ao dar boas risadas e trocar boas conversas?

Com a pandemia nos afastamos da presença física das pessoas queridas, por questões óbvias, e que refletiram em nosso dia a dia.

Eu mesma adquiri o gosto por fazer a comprar de mercado por aplicativo, detesto ir ao mercado, só gosto de sair de casa se for para fazer coisas que gosto, como treinar, nadar, encontrar pessoas. Mas, se for para outras coisas, já me dá mau-humor ter que sair de casa. E isso foi reflexo de tanto tempo em casa.

A correria da vida adulta e o trabalho remoto(que permaneceu pós-pandemia) acabam dificultando os encontros com amigos, mas é importante esse convívio para estreitar ainda mais os laços, para criar memórias e para a nossa saúde.

Quando falo do trabalho remoto, me refiro as trocas no horário do almoço, na hora do cafezinho. Esses momentos também são contabilizados nessa contagem de bem-estar criados pelo nosso corpo.

Assim, como não devemos deixar para depois os cuidados com a saúde, o mesmo vale para as relações. Não deixe para depois, arrume um tempinho para estar com pessoas que te fazem bem, encontre seus amigos, seus familiares, ouça uma boa música, dê risada e coma bem, que coisa melhor?!?

Casada, mãe, apaixonada por café, gosto de assistir filmes e séries. Formada em Gestão Comercial, já fui gerente de uma joalheria, como uma boa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que passei por uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina da alimentação e treino. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.

Edina Reis

Publicado em Deixe um comentário

Não mexa no meu cabelo!

Há anos tenho queda do cabelo, não sei nem se poderia considerar queda, porque sempre tive fios soltando do couro cabeludo, mas tudo dentro da normalidade. Inclusive já li que é normal os cabelos caírem.

Mas no último mês está fora do normal, eu posso dizer que assustador, essa é a verdade. Cheguei a ficar com medo de ficar careca de tanto que meu cabelo está caindo. A cada lavagem um super tufo de belo, que chega a preencher a minha mão, agora de fato estou com queda de cabelo.

Você sabe como é lavar o cabelo e sentir um tufo de cabelo saindo na sua mão? Já passou por essa experiência?

Olhar para o porcelanato de casa que é clarinho e se deparar com cabelo e mais cabelo, onde olho vejo cabelo e quando não vejo os sinto, não tá fácil.

O cabelo molda o rosto!

O cabelo molda o rosto, é parte da identidade, e nessa queda eu já me imagino ficando careca, eu sei que parece exagero, mas não é. Meu cabelo sempre foi volumoso e agora está bem ralinho, e isso aconteceu em algumas semanas, na verdade, acredito que já tem uns 2 meses.

Já procurei um profissional e estou tratando com manipulados para cessar a queda e voltar a crescer, a frente do cabelo está ficando calva de tão ralinho, vejamos em quanto tempo as coisas normalizam.

Não sei nem descrever a sensação desesperadora de ver tanto cabelo caindo e pensar o que será que está acontecendo com o meu organismo?

Alimentação

Tem algo errado, não é possível, teve um período, logo que comecei a seguir o protocolo de alimentação e atividade física, tive um probleminha de queda. Mas foi devido ao emagrecimento(foi o que a nutricionista e o nutrólogo explicaram na época).

O organismo faz uma espécie de dígamos que um filtro de prioridades, e envia os nutrientes para os pontos de prioridade e o cabelo e as unhas estão lá em baixo nessa filtragem. Como é inteligente o corpo humano, não é mesmo?!?

É óbvio que tudo o que comemos reflete na nossa saúde e bem-estar, porém quando nos alimentamos não pensamos nos benefícios isoladamente. Mas o nosso organismo faz este trabalho de distribuição; por isso, é importante uma dieta rica em nutrientes e comer de forma mais saudável.

Me alimento bem, às vezes saio da linha, mas nada que reflita de forma tão abrupta a minha absorção. Então isso contribui para o meu “desespero” quanto ao tema queda de cabelo, mas o que eu não sabia era que um certo vírus, além de me derrubar, me traria efeitos colaterais.

Tive dengue no início de abril, cheguei até a ficar internada, depois disso já refiz os meus exames e estava tudo normal. O que não explica a queda de cabelo, mas para minha surpresa o pós-dengue pode trazer esse colateral.

Li um artigo sobre o tema e conversei com meu nutrólogo que confirmou, sim, a queda de cabelo absurda parece ser resposta do meu organismo pós-dengue.

Assumir os fios brancos.

Espero que não perdure, e que o tratamento faça efeito quanto antes, essa sensação é péssima.

Sem falar dos vários fios de cabelo branco que estão surgindo, parece até aquelas ervas daninhas que brota aos montes. Eu querendo pintar, não para esconder, mas ainda não quero assumir os brancos, quem sabe quando estiverem crescendo por igual.

Acho um charme e super estiloso quem adota a cabeleira branca, porém exige mais cuidados, no meu caso ainda estão em construção, tenho um tempo ainda, até que eles tomem conta da minha cabeça.

Hoje eles são apenas toquinhos, ainda não são fios longos como o restante do cabelo, dessa forma fica parecendo desleixo, aí não rola. Quem sabe em breve.

Já reparou no quanto muda o rosto quando mudamos o cabelo, seja o corte, a cor e o mesmo vale para os homens que tem barba, cavanhaque e por aí vai. Dependendo parece até outra pessoa, totalmente diferente, definitivamente nosso cabelo molda o nosso rosto.

Me chamo Edina, sou esposa, sou mãe, apaixonada por café, curto assistir filmes e séries. Das coisas que não faço com frequência, mas amo é estar com os amigos, dar boas risadas. Sou formada em Gestão Comercial, já fui gerente em uma joalheria, sou uma pessoa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que fiz uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina diária, incluindo treinos e uma alimentação mais saudável. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.

Edina Reis

Publicado em Deixe um comentário

Benefícios mentais da atividade física.

A execução de atividade física faz muitíssimo bem para o corpo humano, independente de qual seja. A depender da pessoa, algumas são mais indicadas que outras, mas todas proporcionam benefícios para o corpo e para a mente.

Costumo dizer que quando estou treinando, treino o corpo e a mente.

Treinos como musculação, por exemplo, exige concentração, foco na execução, disciplina e paciência para ver os resultados. Aliás, a alimentação também faz parte desse trabalho de disciplina e muito trabalho mental para não fugir do plano.

A liberação dos hormônios do bem-estar que causam uma sensação de prazer, felicidade, sabe aquela sensação de dever cumprido é bom demais. Às vezes, a preguiça bate, mas a mente trabalhada na disciplina, mesmo que o seu corpo e a própria mente diga não, você vai ainda assim e ao final se dá conta de que foi a melhor decisão.

Sempre vale a pena!

Não existe horário certo para treinar, o importante é não deixar de fazer. Entretanto, eu prefiro o período da manhã, antes de iniciar os trabalhos. Dessa forma fico mais disposta para iniciar o dia de trabalho, me sinto mais produtiva e disposta.

Qual a conexão entre treinar e se concentrar. Aqui o leque se abre, pois além da concentração para uma boa execução do exercício, acontece que a mente fica treinada para se concentrar, claro que por conta do processo químico que o corpo passa na atividade física.

Ouvi dizer que os treinos são como antidepressivos naturais e concordo, uma pessoa ansiosa treinando consegue controlar a ansiedade e com essa gracinha controlada tudo flui melhor.

Este último trecho falo com propriedade, por ser o que vivo. Cada indivíduo reage de forma diferente aos estímulos dos exercícios e alimentação. Por este motivo é importante um protocolo personalizado individualmente, pois cada organismo processa de forma diferente, funcionando para o seu coleguinha pode não funcionar para você.

Então, procure um profissional para te acompanhar e não deixe de cuidar da sua saúde.

Me chamo Edina, sou esposa, sou mãe, apaixonada por café, curto assistir filmes e séries. Das coisas que não faço com frequência, mas amo é estar com os amigos, dar boas risadas. Sou formada em Gestão Comercial, já fui gerente em uma joalheria, sou uma pessoa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que fiz uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina diária, incluindo treinos e uma alimentação mais saudável. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.

Edina Reis

Publicado em Deixe um comentário

Tratamento de Endometriose

Comecei o tratamento da endometriose, coloquei o implante de gestrinona, apelidado “chip da beleza”.

O “chip da beleza” é utilizado para fins de tratamento de doenças como a endometriose, adenomiose e outras mais, e acaba sendo um facilitador para o ganho de massa magra e perda de gordura.

Embora seja destinado para fins de tratamento médico, exitem casos de pessoas que usam para se beneficiar dos facilitadores citados anteriormente, é por este motivo, que foi apelidado de “chip da beleza”.

Faz dez dias que fiz o procedimento, ainda não sinto nenhum efeito colateral, você achou que seria mil maravilhas, né?

O implante tem seus “facilitadores”, mas tem também os efeitos colaterais, mas que podem ser reduzidos com orientação médica, aliás o uso deste implante e de qualquer outro só deve ser seguido com orientação médica.

O que me levou a colocar o implante?

A fim de diminuir as minhas dores, controlar a endometriose e na esperança de não precisar fazer outra cirurgia.

Aceitei as indicações médicas, foram estes os motivos que me levaram a colocar o implante, as orientações médicas foram dos profissionais que me acompanham, meu ginecologista e meu nutrólogo.

Estou ansiosa para sentir os efeitos da gestrinona, ainda sinto as dores e os sintomas.

A minha endometriose

Que, na verdade, é um endometrioma de parede abdominal, me faz sentir:

  • dor abdominal no local onde o nódulo está situado;
  • dor nas costas;
  • inchaço na barriga(a barriga fica parecendo de grávida… rsrsrs) ;
  • entre outras coisas, estes são os que mais me incomodam.

Comentei em outro artigo que após ter o diagnóstico e passar por uma cirurgia, por indicação médica passei a me alimentar melhor e coloquei na minha rotina os treinos de musculação, há duas semanas comecei a fazer natação.

Minha alimentação é antioxidante e anti-inflamatória, combinada com suplementação, ajuda a controlar a inflamação do corpo.

Mas confesso que é bem difícil seguir sem furar com na alimentação, mas nada que um pouco de autocontrole não ajude.

Sigo uma rotina no decorrer do dia, dividida em blocos, manhã, tarde e noite. Dessa forma acho que funciona melhor.

Além disso, iniciarei um planejamento para ter o controle do meu corpo, ou seja, focarei na parte de alimentação que é minha fraqueza.

Vou me provar que é possível, já consegui dizer NÃO outras vezes, segui corretamente e foi o mês que tive melhor desempenho, em resumo vou me desafiar a melhorar nessa parte que ainda é meu tendão de Aquiles.

Volto para compartilhar como tem sido minha experiência com o implante e para falarmos sobre outros temas relacionados a saúde e bem-estar.

Me chamo Edina, sou esposa, sou mãe, apaixonada por café, curto assistir filmes e séries. Das coisas que não faço com frequência, mas amo é estar com os amigos, dar boas risadas. Sou formada em Gestão Comercial, já fui gerente em uma joalheria, sou uma pessoa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que fiz uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina diária, incluindo treinos e uma alimentação mais saudável. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.

Edina Reis

Publicado em Deixe um comentário

Vitamina D e os benefícios da exposição ao sol.

Sabemos que é importante nos proteger do sol, porém, o que nem todos sabem é que os mesmos raios de sol aos quais nos protegemos usando protetor solar, fazem um bem danado para o nosso corpo e a luz solar pode melhorar nosso humor, deixando nosso dia mais feliz.

A luz solar pode melhorar nosso humor, fortalece os ossos e até mesmo melhora o nosso sistema imunológico.

Essa vitamina é responsável por fazer com que nosso corpo produza vitamina D, por meio de sua luz direta. Os raios solares desempenham um papel muito importante em nosso bem-estar.

Basicamente, os raios de sol, quando penetram em nossa pele, faz com que o nosso corpo absorva esses raios e os converte em nutrientes.

Da mesma forma que o pão e a batata que comemos, os quais são carboidratos, quando ingeridos são convertidos em açúcar ao serem absorvidos pelo nosso organismo.

Sem dúvida você deve estar se perguntando, se os raios de sol são tão bons para o nosso corpo, por qual motivo precisamos de protetor solar? Por qual motivo certos horários não são indicados para exposição ao sol?

É simples, a depender do horário e da temperatura o sol pode causar queimaduras, de tal forma que podem levar ao câncer de pele, entre outras coisas. O tempo de exposição ao sol deve ser feito conscientemente, sem exageros e com os devidos cuidados.

Vitamina D

A vitamina D é importante para o nosso organismo, em quantidades adequadas ela pode fornecer muitos benefícios para o nosso corpo.

Ela é a responsável pela absorção do cálcio e fosfato dos alimentos que ingerimos, estes são de suma importância para a saúde dos ossos, dentes e músculos.

O que acontece se faltar vitamina D?

Nem sempre a falta de vitamina D trará algum sintoma, mas é possível identificar a deficiência por meio de exames clínicos.

Podem ocorrer alguns dos sintomas abaixo.

  • Alterações de humor;
  • Queda de cabelo;
  • Fadiga;
  • Dores ósseas ou muscular

Entre outros sintomas, porém nem sempre estes sintomas são resultados da falta de vitamina D, os sintomas citados podem ser reflexo de outras deficiências do organismo.

Podemos absorver vitamina D de alguns alimentos, claro que em porções menores, o que não diminui os seus benefícios, veja abaixo alguns deles:

  • Gema de ovo
  • Atum
  • Salmão
  • Bife de fígado
  • Fígado de galinha
  • Tilápia

Procure acompanhamento médico para um diagnóstico correto e assertivo, afinal nada substitui o diagnóstico de um profissional.

Me chamo Edina, sou esposa, sou mãe, apaixonada por café, curto assistir filmes e séries. Das coisas que não faço com frequência, mas amo é estar com os amigos, dar boas risadas. Sou formada em Gestão Comercial, já fui gerente em uma joalheria, sou uma pessoa curiosa, gosto de aprender coisas novas, já fui social media, hoje estou em treinamento na área de tecnologia. Desde que fiz uma cirurgia de endometriose mudei minha rotina diária, incluindo treinos e uma alimentação mais saudável. Gosto de ouvir música e escrever e a junção de tudo o que você leu até aqui me fez iniciar este ambiente de troca de experiências.

Edina Reis